Como funciona o sistema?


Pré-requisitos:

  1. Qualquer médico nefrologista sócio da SBN que realize biópsias ósseas em sua prática clínica. Médicos de outras especialidades (reumatologia, endocrinologia, ortopedia) deverão solicitar uma autorização especial para participar.
  2. Utilizar login e senha da SBN para entrada de dados / consulta do sistema.

Entrada de dados, TCLE, e geração do código REBRABO

Realizado durante consulta médica, diretamente com o paciente e antes da biópsia óssea.

  1. Preencher dados do Censo Demográfico/Clínico, Censo Laboratorial e Censo de Imagem (clique em lista de informações essenciais).
  2. Imprimir TCLE, explicar ao paciente, colher assinatura e rubrica do paciente, assinar e carimbar (clique em TCLE).
  3. Fazer o upload do TCLE e enviar para a base REBRABO.
  4. Imprimir o código REBRABO que identifica o paciente e a biópsia óssea (ver exemplo de etiqueta com o número da biópsia contendo código REBRABO).

Colocar o fragmento em um frasco de vidro contanto àlcool 70% e colar uma etiqueta de identificação REBRABO no frasco de vidro. Outra etiqueta deverá ser colocada na caixa/pacote que será enviado ao laboratório.

Endereços dos laboratórios de fisiopatologia óssea.

Observação: No caso de não possuir todos os dados obrigatórios dos Censos Demográfico Clínico, Laboratorial e de Imagem, o médico pode acrescentar ou modificar dados em uma ou mais etapas. Porém a geração do código REBRABO que identifica o paciente e a biópsia óssea só será obtida com a finalização da entrada de dados dos Censos e envio do TCLE assinado ao REBRABO.

Acesso ao laudo da biópsia óssea

  1. Quando o laudo da biópsia estiver pronto o médico receberá uma mensagem por e-mail informando a disponibilidade do laudo.
  2. Para visualização do laudo, o médico deverá entrar em “Minhas Biópsias”, digitar o código REBRABO e acessar o laudo, que poderá ser impresso.